O que nos limita?

janeiro 08, 2019


Todos nós acreditamos que temos limites. Todos pensamos que há coisas que conseguimos fazer e outras que estão para lá das nossas capacidades, para lá das nossas habilidades, para lá das nossas possibilidades.


Mas será que estão?


Na verdade estão mesmo, mas só porque nós acreditamos nisso. Somos nós que impomos os nossos limites com aquilo em que acreditamos.


“Quer tu penses que podes ou que não podes, vais sempre estar certo”, Henry Ford.


No outro dia, estive com uns clientes meus de coaching empresarial, numa sessão de planeamento para 2019. Durante a manhã fizemos um ponto de situação de 2018. Concluímos que apesar de ter corrido muito melhor do que os anos anteriores ainda não foi excelente pois não cumpriram na íntegra os objetivos. E, durante a tarde, perspectivámos o ano de 2019.


Para planear 2019, começámos por olhar para aquilo que seria o posicionamento da empresa daqui a 5 anos. Aquilo que desafio os meus clientes a ter é sempre uma visão ambiciosa, algo que os tire da zona de conforto e que implique realmente um desafio para os próximos anos.


Foi muito interessante de ver que, os elementos da administração com que trabalho, colocaram em cima da mesa valores de faturação e lucro realmente ambiciosos sem eu ter qualquer intervenção mas, os outros elementos, aqueles que ainda não têm tido tanto contacto comigo, ficaram totalmente à defesa, pensando que aqueles valores eram de outro campeonato, algo que eles não conseguiam jogar, que não havia possibilidade nenhuma de conquistarem esse espaço no mercado.


Depois de alguns momentos de tensão entre a parte mais conservadora e a parte mais arrojada, e depois de eu explicar como as empresas têm que crescer e têm que se desafiar senão correm o risco de morrer, acabámos por chegar a uns objetivos mais conservadores num horizonte mais curto (3 anos), mas mantivemos os valores ambiciosos para o horizonte dos 5 anos.
Não foi simples, mas penso que todos saíram confortáveis com ambos os objetivos, até porque já apareceram algumas soluções que lhes permitiram ter esperança, mesmo nos objetivos mais ambiciosos.


É difícil para a maioria dos empresários se desafiarem. Principalmente aqueles que têm muitos anos de mercado, que pensam já ter visto tudo e que têm uma empresa estável. Quando sentem que estão bem como estão tendem a acomodar-se a fazer as coisas da mesma forma que sempre fizeram e, pior de tudo, a relaxar na gestão.


Um argumento que oiço muitas vezes é: “nós somos pequenos”, “isso é outro campeonato”, “nós estamos muito bem assim”. Mas será que tem de ser assim? Porquê? O que faz dos outros diferentes?


Claro que há situações mais fáceis de resolver do que outras, sei que há condições mais fáceis de ultrapassar do que outras. Mas com tempo e estratégia, se os outros lá chegaram, vocês também conseguirão chegar.


Os limites estão todos na nossa cabeça. Nós estabelecemos o que somos capazes de fazer e o que não somos. Na maior parte dos casos desistimos antes de começar porque sentimos que não chegamos lá, não estamos disponíveis para procurar os "comos", para procurar de que formas os outros lá chegaram.


Mas, na minha opinião, esta não é a melhor forma de pensar para a nossa vida pessoal e ainda menos para as nossas empresas. Temos que perceber onde queremos chegar. Temos que estabelecer de forma muito clara o que é realmente importante para nós atingirmos, sem pensar nas barreiras, nas dificuldades e nos desafios que isso implica.


Sonha alto sem te limitares. Pensa o que te faria mesmo feliz se o mundo fosse perfeito.


Só depois é que vale a pena começarmos a traçar o plano, a procurarmos os comos. Nesta fase poderás ter de ser mais criativo, poderás ter de assumir desafios para os quais pensavas não estar preparado, poderás ter de assumir riscos elevados.


Mas, se for por um objetivo verdadeiramente inegociável, vai valer a pena todos os riscos, todos os desafios. Lembra-te que tu acreditares que vai acontecer, se só tolerares que vai acontecer… então não há outra alternativa, vai mesmo acontecer.


Controla no que acreditas e irás aprender a controlar a tua vida!

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular