A liderança é um caminho solitário?

agosto 27, 2018



Desde pequenina que ouvi que a liderança é um caminho solitário. Ser responsável por uma empresa implica não ter amigos. Implica que todos estão representar um papel e que temos que desconfiar de todos os que estão à nossa volta. Provavelmente por ouvir isto, sempre tive medo da liderança pois eu não sei trabalhar entre desconhecidos ou com pessoas que estou sempre de pé atrás.

Mas será que tem mesmo que ser assim?

Nos últimos anos tive empresas próprias e também liderei equipas numerosas nas empresas por onde passei. Não quer dizer que daí tenham saído os meus melhores amigos, mas em todas elas me senti bem, me senti acompanhada e me senti rodeada por pessoas leais.

É verdade que houve empresas em que senti mais lealdade do que noutras. Mas quando analisado de uma forma fria, consigo relacionar essas diferenças com a cultura vivida em cada uma das empresas.
Somos nós, enquanto líderes que controlamos a cultura da empresa, os princípios que são fundamentais e aqueles pelos quais todos os colaboradores se devem alinhar.

Quando fazemos o recrutamento e as avaliações semestrais deve ficar bem claro aquilo que para nós é tolerável e aquilo que é absolutamente intolerável, aqueles que são os princípios fundamentais da empresa e que são inegociáveis. É no dia a dia que se cria a cultura da organização. É pelo nosso exemplo que as pessoas vão percebendo aquilo que é esperado do seu comportamento.

Nós passamos várias horas a trabalhar. Pelo menos 8 horas por dia, senão mais, em frente às mesmas pessoas a partilhar com elas o mesmo espaço.
Será possível não confiar nelas? Estar sempre desconfiado que elas não estão a ser honestas? Que estão a procurar uma forma de tirar partido da empresa? Que estão a tentar enganar a empresa?

Eu não conseguiria viver assim...
À minha volta tenho que sentir franqueza, honestidade, empenho, dedicação, amor à camisola. Para mim não faz sentido de outra forma e, por isso, não é aceitável que os outros, com quem tenho de trabalhar, não o sintam da mesma maneira.
Eu acredito profundamente que várias cabeças pensam melhor que uma e, por isso, é fundamental ter à nossa volta pessoas envolvidas, capazes de pensar connosco, de discordar das nossas opiniões, de apresentar alternativas. É nesta diversidade de opiniões que as empresas crescem e evoluem.

E como se consegue ter a equipa alinhada nestes princípios?

Não é fácil, eu sei!

Num passado recente sofri uma grande desilusão com uma pessoa da minha equipa. Recebi uma grande lição de vida.
Quando pensava ter a equipa alinhada com os meus princípios de dedicação e amor à camisola, um dos elementos em que eu tinha mais confiança, atirou com a toalha ao chão e deixou-me na mão, quando lhe pedi mais um esforço.
Agora, olhando friamente para o caso, percebo que cometi o grande erro de, ao sentir que o esforço não era nada de especial (e não era), não preparei bem o terreno. Mas não esqueci o tema pois sei que, se a equipa estivesse realmente envolvida, não tinha vacilado em me acompanhar.
Lição aprendida!

Se controlamos a cultura da empresa (o que não era o caso), é fundamental que a tornemos clara, que sejamos igualmente intolerantes aos desvios desta cultura para todos e que, por outro lado, consigamos envolver todos os colaboradores nesta cultura de uma forma positiva e construtiva.
Precisamos de, nós próprios, ser um exemplo da cultura da empresa e acreditar nos colaboradores que temos. Aqueles em que não acreditamos devem ser eliminados da estrutura o mais rápido possível.

Amor com amor se paga! 

E quando nós damos esse amor aos nossos colaboradores, eles também retribuem. Eu pelo menos acredito nisso!

Novo post em: https://marianaargaelima.com/a-lideranca-nao-tem-de-ser-um-caminho-solitario/

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular