A maioria das empresas em Portugal não investe em formação

agosto 31, 2018



Ontem estava a dar uma vista de olhos na internet e esbarrei com um estudo, feito em Portugal, que indicava que mais de metade das pequenas empresas não dá formação aos seus colaboradores.

Não me chocou a conclusão pois conheço bem esta realidade. Mas, enquanto coach empresarial, não posso deixar de mostrar a minha profunda indignação e pedir a todos os empresários deste país que revejam esta situação e que "obriguem" os seus funcionários a fazer formações importantes para o seu dia a dia, a evoluírem, a serem cada dia melhores funcionário.

O mundo está em constante evolução e por isso temos que estar abertos a ouvir outros pontos de vista. Parar é morrer. E isto também é verdade para o conhecimento dos nossos funcionários.

Esta é a  realidade do nosso país e o pior são as desculpas que os empresários encontram para isto fazer algum sentido:

1) A formação é cara;
2) Cada dia fora da empresa para formação é menos um dia de produção;
3) Quando fizemos as formações no passado eles não aprenderam nada;
4) Nós sabemos como fazer internamente. Sempre o fizemos da mesma forma (que é a melhor) e podemos passar esse conhecimento

Na verdade, baseado neste último ponto, aquilo que eu penso ser o maior obstáculo à formação nas empresas, é um receio dos empresários de serem ultrapassados em conhecimento por algum dos seus funcionários. Os empresários e as estruturas de direcção têm receio de ser postos em causa, de serem confrontados com alguém que pode ter ideias diferentes (e que até podem resultar melhor).
A maioria dos empresários em Portugal têm, também eles, pouca formação e, pior que isso, têm pouca humildade para perceber que o conhecimento pode ajudar. Eles confiam demasiado na sua experiência e são demasiado adversos à mudança. Isso pode custar-lhes a saúde da própria empresa.

Na sua maioria o discurso de quem está à frente das PMEs portuguesas é que têm muitos anos de experiência e que isso chega para ter sucesso. Mas será que ainda é assim hoje?

É verdade que, no passado, a experiência aliada ao esforço, à vontade e à dedicação eram suficientes para fazer o negócio vingar e crescer. Hoje, com o aumento da concorrência, com a introdução das novas tecnologias, com o aumento da informação disponível, já não funciona.
É preciso estar muito atento a tudo o que está a acontecer, é preciso olhar para fora com muita curiosidade, é preciso estar totalmente disponível para aprender com os outros aquilo que eles podem saber melhor que nós.

Mesmo que os empresários não estejam disponíveis para fazer esta evolução, é fundamental que se rodeiem de pessoas disponíveis para se aperfeiçoar e para estarem sempre bem informados e que lhes dêem ouvidos. Não há que ter medo de quem sabe mais do que nós. É preciso alavancar em cima desse conhecimento, aproveitando-o ao máximo para incorporar na nossa rotina, as novidades que trazem sucesso .Só assim é possível ter empresas com futuro promissor.

As empresas que ficarem agarradas ao passado, que mantiverem os processos antigos (só porque funcionaram no passado) estarão a cavar o seu fim.

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular