Quem sou eu?

novembro 13, 2018



O meu nome é Mariana Arga e Lima, tenho 41 anos, e se tivesse que me definir sou engenheira de formação, gestora de profissão e coach de paixão. Sou apaixonada pela vida e pelas pessoas. 

O meu propósito de vida é fazer a diferença na vida dos outros e ajudá-los a serem tudo o que querem ser!

Sou licenciada em Engenharia pelo IST, mas sempre gostei mais de pessoas do que de máquinas e por isso rapidamente troquei as ciências exactas pelas ciências sociais.

Em 2003 fiz um MBA na Universidade Católica com o objetivo de aumentar os meus conhecimentos de gestão, marketing e acima de tudo alargar os meus horizontes das engenharias para a gestão de empresas pois sabia que era aí que estava o meu futuro trabalho (e foi ái que conheci o Paulo de Vilhena, fomos colegas de MBA).
Em 2012 fiz mais uma pós graduação em Marketing. Em 2016, depois de alguns anos a praticar o life coaching e a ler tudo o que aparecia sobre o tema, fiz a minha formação em Coaching com o Pedro Vieira na Lifetraining e em 2017 fiz o Practitioner de PNL (Programação Neuro Linguística).

Trabalhei 12 anos em duas das grandes empresas de Telecomunicações, onde tive a oportunidade de trabalhar com muitas pessoas, liderando equipas numerosas e dar suporte à administração nas áreas de controlo de gestão, de estratégia e de inovação. Fiz parte do lançamento de um dos maiores projetos de TV em Portugal (o MEO) enquanto responsável pelo modelo financeiro de negócio, objetivos de vendas, orçamentação e controlo de custos.

Há 6 anos mudei-me para a área dos media, com responsabilidades na área do Marketing e de gestão de toda a operação logistica de suporte aos trabalhos dos jornalistas. Nesta empresa, sendo da minha família, enfrentei diariamente os desafios da maioria das empresa familiar e isso permitiu-me, com conhecimento de causa, acompanhar outros empresários em situações semelhantes.

Entretanto e sempre em paralelo, como empreendedora, lancei vários projetos pessoais. Uns mais rentáveis, outros apenas como hobbies, mas todos eles enriqueceram profundamente o meu conhecimento empresarial, desenvolveram os meus pensamentos estratégicos e contribuíram para que hoje possa ajudar outros empreendedores nos seus desafios.

O coaching entrou na minha vida há 6 anos. Depois de eu própria ter sido alvo de um processo de coaching, senti que poderia ajudar os outros a encontrarem o seu caminho. O meu processo pessoal foi altamente revelador e, por isso, senti que tinha que retribuir ao universo. Com a minha experiência profissional vasta, com os conhecimentos que entretanto tinha adquirido e com as minha valências pessoais eu acreditei que poderia ajudar os outros quer pessoal quer profissionalmente a crescerem: a definirem os seus objetivos, traçar o caminho e encontrar o sentido da vida. E por aqui tenho andado nos últimos tempos...

No início do ano passado, o Paulo de Vilhena convidou-me para o ajudar na área de coaching empresarial da empresa, e foi com muito orgulho que aceitei e que estou como Vice-President da empresa Paulo de Vilhena.

O que é o coaching? E porquê escolher a Mariana como coach?

Todas as respostas estão neste vídeo.

Tenho 2 filhos, 2 rapazes de 11 e 9 anos, que me apresentam diariamente desafios enormes e que têm contribuído de forma definitiva para o meu crescimento. A parentalidade é um grande desafio, em termos de relacionamento e de gerir pessoas tenho tido com eles as maiores lições da minha vida. 

Uma inspiração do Padre Pedro Arrupe...
"Não me resigno que, quando eu morrer, o mundo siga como se eu não tivesse vivido"

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular