Comemora cada vitória da equipa

novembro 15, 2018


Comemorar as vitórias é um ponto fundamental em qualquer empresa.

São momentos muito importantes para todos e, por isso, devem ser reforçados como momentos memoráveis que devem incentivar o esforço no cumprimentos dos objetivos.

Todas as empresas devem ser geridas por objetivos claros, por um planeamento detalhado das ações para atingir esses objetivos e por uma monitorização constante dos indicadores chaves desse plano. Essa monitorização é fundamental pois permite manter o ritmo necessário para manter uma execução consistente do plano.

Aquilo que nós aconselhamos os nossos clientes a fazerem é transformar o acompanhamento das métricas num jogo. Um jogo que é jogado ao minuto e em que cada venda é celebrada por todos. É importante que todos sintam que cada pequena conquista é um passo que estamos a dar todos juntos em direção ao objetivo da empresa. Este jogo deve ser jogado por todos. Cada um deve perceber o seu papel no jogo, no entanto, deve estar sempre mais focado no global e não no individual.

No nosso escritório, através de um grupo de WhatsApp e também dos quadros que temos nas paredes do escritório, estamos a acompanhar ao minutos as vendas que cada um faz. Cada vez que há uma venda, isso é imediatamente comunicado e celebrado junto com a equipa.

Cada um de nós tem os seus objetivos individuais, mas sabemos que, muito mais importante do que o nosso objetivo pessoal, é o objetivo global da empresa pois esse é que garante a sobrevivência da empresa no futuro.

Aconselhamos as empresas com que trabalhamos a definir os seus objetivos anualmente, trimestralmente e semanalmente. Dessa forma, para além das pequenas comemoração diárias, sugerimos que trimestralmente sejam definidos pontos de realização importantes que, caso aconteçam, devem ter associados comemorações especiais.
Não estou a falar de prémios monetários (apesar de também poderem estar associados). Estou a referir-me a momentos especiais em equipa, um encontro em algum sítio que seja diferente, uma aventura em grupo fora do escritório, um jantar divertido, um desafio que tenha de ser resolvido em equipa (não relacionado com trabalho).

Nestes momentos os colaboradores não dão valor ao custo do evento, mas dão muito valor ao facto de ser realmente memorável. Aconselhamos a que seja algo realmente diferente e que faça sentido para todos os elementos.
A vossa imaginação é posta à prova. É importante que dediquem algum tempo a pensar neste momento, pois ele é importante e pode influenciar muito positivamente o envolvimento e a permanência dos vossos funcionários na empresa.

Dediquem-se a pensar e a organizar este momento e depois tirem também partido do momento.

Líderes de equipa, gestores da empresa, envolvam-se verdadeiramente na comemoração. Juntem-se à equipa genuinamente, estejam com eles de coração, vivam intensamente o momento e…  divirtam-se.

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular