Queres ser a águia ou a galinha?

março 05, 2019


Hoje ouvi uma história que me pareceu maravilhosa e que, por isso, gostaria de partilhar convosco até porque tem muito enquadramento nas dúvidas do nosso dia-a-dia e, em particular comigo, tem tudo a ver com as transformações que fiz e ainda estou a fazer, na minha vida nos últimos anos.

Na sua pequena quinta o Sr. Manuel tinha galinhas. Tomava conta das suas galinhas com muito cuidado: limpava o espaço delas diariamente, alimentava-as 3 vezes ao dia e todos os dias verificava se estava tudo bem com as suas aves. Elas sentiam-se muito confortáveis, não lhes faltava nada, mas o seu destino também estava traçado à partida.
O Sr. Manuel cuidava muito bem das suas galinhas, dava-lhes comida da melhor, pois assim garantia que, quando chegasse altura de as comer, o seu alimento era da maior qualidade.
Para quem não sabe as galinhas, principalmente as domésticas, são a ave mais medrosa de todas. Embora tenha asas não voa, tem medo de tudo, não sai do mesmo sítio e depende totalmente dos seus donos para sobreviver. Sente-se muito bem num local muito protegido e é fiel ao dono (apesar de, na maior parte dos casos, ele apenas a alimentar e cuidar dela, para mais tarde a colocar no tacho).

Um dia o Sr. Manuel foi ao galinheiro e percebeu que do alto tinha caído um ovo maior do que os que tinha por lá. Não era de galinha de certeza. Analisou com atenção e percebeu que era um ovo de águia, que com a queda se começava a partir.  Ficou à espreita com curiosidade. De lá de dentro saiu uma águia bebê.
Ao início ficou confuso sobre o que deveria fazer. Não podia deitá-la fora, mas também não sabia como a poderia manter. Apesar de saber que é também era uma ave, sabia que as características da águia eram totalmente diferentes.
Em oposição à medrosa galinha, a águia é uma das aves mais independentes e poderosas. É um animal que voa muito alto, tem um porte potente, um bico muito forte, uma visão muito poderosa, capaz de avistar um rato a vários quilómetros de distância, uma grande rapidez de voo. É a ave com maior longevidade.
Durante os pensamentos ficou com muito receio de manter a águia no meio das galinhas, mas sem mais nenhuma ideia deixou a águia permanecer, mantendo uma vigília mais apertado ao galinheiro, mas acreditando que enquanto bebê não lhe iria criar problemas.
Nos primeiros dias as galinhas estranharam aquele ser um pouco diferente, mas rapidamente adotaram a águia como uma delas. Passeavam juntas, comiam juntas, dormiam juntas. Ela integrou-se na perfeição. Já andava atrás das outras, comia milho também e pareciam numa harmonia enorme.
Sentia-se igual às suas “irmãs” galinhas.

Mas houve um dia que olhou para o céu.  No céu viu um pássaro enorme a voar…

Foi nesse dia que se deu o clique na cabeça da águia! Começou a voar e nunca mais voltou ao galinheiro!

E tu? Será que andas a olhar para o céu? Ou andas a comportar-te como um prisioneiro, a seguir as galinhas que estão à tua volta?

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular