O medo

março 26, 2019


Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorrinha ainda e brincalhona. Daquelas que apesar de muito boazinha, já tem tamanho razoável e salta, corre, de forma que já impõe respeito a qualquer pessoa que tenha medo de cães.

Quando há umas semanas lhe falei dessa possibilidade, ele imediatamente me disse que não. O receio da cadela sobrepôs-se à enorme vontade de ir dormir a casa de um grande amigo.
Não insisti de forma direta mas, depois de algum trabalho de coaching e de alguns contactos breves com a cadela (de habituação), foi ele que me procurou e me disse que queria ir dormir a casa do amigo. Ele conseguiu enfrentar o medo e ser um rapaz muito corajoso.

Escrevo este texto não para vos dar a conhecer que tenho um filho corajoso, (embora sinta um grande orgulho nos filhos que tenho), mas para vos dar um bom exemplo dos efeitos negativos que o medo pode ter em nós. Neste caso, ele teria perdido um ótimo programa de diversão com um grande amigo, pelo medo que o impedia.

Como o meu público é maioritariamente de empresários ou pessoas que estão a pensar abrir o seu negócio, aproveito para fazer o paralelo com o mundo empresarial.

Todos nós sentimos medos. Todos nós, nas nossas empresas, temos receio que alguma decisão esteja errada, de não contratarmos a pessoas certa, do sistema informático não ser o melhor, do nosso produto novo não satisfazer os clientes, de não conseguir vender tanto como planeámos.
Medos acompanham-nos todos os dias.

Mas o que temos de fazer com eles?  Conforme a lição do meu filho, se não queremos ficar limitados, temos de os enfrentar, não podemos deixar que eles tomem conta de nós.

A diferença entre o perigo e o medo, é que o perigo é real e o medo é apenas a nossa imaginação a trabalhar. Por isso, o que temos de pensar muito bem, é quais são os perigos reais que estão por trás daquele medo imaginário, pensar bem nos perigos existentes e acautelá-los nos nossos projetos.
Ter um plano de negócio bem definido, com cenários diferentes, com análises dos fatores críticos, daquilo que nos diferencia e daquilo que poderá correr menos bem. A partir daí, estaremos preparados para enfrentar os medos sem vacilar.

Recentemente estive num debate sobre empreendedorismo e todos os oradores identificaram a capacidade de arriscar como uma das capacidades mais relevantes para o sucesso de um empreendedor.
Saber o que se quer e depois ir atrás com atenção, mas sem medos. Ter uma visão bem definida e não desistir dela nos primeiros desafios, mas ficando sempre alerta ao que se está a passar à nossa volta.
Neste debate ficou claro que a vida de um empresário não é simples, é feita de surpresas, de inesperados. No entanto o segredo do sucesso é não desistir, é enfrentar o desconhecido com coragem. É estar preparado para enfrentar o risco com resiliência e muita vontade de aprender.

Ser corajoso não é não ter medo, é conseguir enfrentar os medos e não deixar que eles nos desviem do nosso caminho.

Parabéns meu filhote!!! Tenho muito orgulho em ti!!!

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular