Não há fracassos! Apenas aprendizagens

novembro 20, 2018


Um dos temas que distingue as pessoas de sucesso das de menos sucesso é a forma como olham para o erro. As primeiras consideram cada erro como um fracasso, desmoralizam, convencem-se que não são capazes e desistem.

Outras olham para o erro apenas como mais um passo na conquista do sucesso. Olham para o erro como uma forma de aprendizagem e isso dá-lhes força para continuar o caminho. Percebem que por cada erro estão mais perto de encontrar a solução.

E tu em que grupo de incluis?

Uma das coisas mais importantes, que eu interiorizei nos últimos anos, foi que eu não consigo controlar tudo o que me acontece, mas consigo controlar as minhas reações àquilo que me acontece. Consigo controlar como reajo ao que me acontece, consigo controlar o que penso e faço sobre o que me acontece.

Pensar assim deu-me a total propriedade sobre a minha vida pois permitiu-me assumir as minhas escolhas e perceber as consequências dos meus actos (para o bem e para o mal). Ganhei a liberdade de poder ser o que quero ser, de poder fazer o que quero fazer, de poder dizer o que quero saber. Sabendo, no entanto, que tudo tem consequências…

E assim decidi também que errar fazia parte do meu percurso. Para crescer, para evoluir, são os erros e a incorporação dessas lições que me fazem melhorar, dar passos na construção de uma melhor versão de mim.

Lembram-se da história de Thomas Edison? Diz-se que antes de conseguir descobrir a fórmula certa para a lâmpada eléctrica, Thomas Edison, fez vários milhares de tentativas que não surtiram o resultados esperado. Mas aquilo que determinou o seu sucesso no final do processo foi exatamente a forma como reagiu a essas experiências que não produziram o resultado esperado.
Quando lhe falaram dessas experiências ele explicou como olhou para elas: “eu não falhei, apenas descobri 10.000 maneiras que não funcionaram”

Na vida dos comerciais, isto acontece todos os dias. Não conheço nenhum comercial que apenas tenha recebido sins. A grande diferença entre aqueles que têm mais sucesso na sua vida, no longo prazo, está na forma como interpretam estes nãos. Um vendedor tende a fugir dos nãos, mas eles fazem parte do processo de aprendizagem e de aperfeiçoamento das técnicas de vendas.
Um comercial de sucesso quando recebe um não, avalia as razões porque recebeu auele não e analisa o que poderá fazer de diferente para da próxima vez transformar aquele não, num sim, Por outro lado percebe que os nãos fazem parte do processo e que por cada não que recebe, estará mais perto do sim. Por isso parte para o próximo processo de negociação com uma força e optimismo acrescido.

Sei que é difícil não acertar à primeira, todos nós temos dificuldade em receber um não. Mas faz parte da vida e temos que saber viver com isso. O mais importante é não desistir e incorporar no futuro as aprendizagens do que não nos vai trazendo os resultados esperados.

Continua SEMPRE o teu caminho de uma forma persistente e optimista. Pelo menos enquanto for importante.

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular