A lei da causa-efeito

julho 27, 2018

Resultado de imagem para A lei da causa efeito



A lei da causa efeito diz-nos que tudo o que acontece, tem uma causa a montante muito bem definida. Ou seja, nada acontece por acaso, tudo tem uma razão clara e muito bem definida para acontecer. Esta razão pode não ser imediata. A causa pode demorar algum, ou até muito tempo a produzir o efeito, no entanto está sempre lá.
Como qualquer outra lei, a lei da causa-efeito está sempre presente e acontece quer eu tenha conhecimento dela ou não. No caso desta lei, é melhor mesmo conhecê-la pois isso permitirá assumir o controlo da minha vida, percebendo bem o seu funcionamento.

Para vos explicar como funciona, vou vos dar um exemplo muito prático. Há umas semanas, num sábado à tarde, estava sentada no sofá a ver um filme, e deu-me um vontade incontrolável de comer uma fatia de bolo de chocolate.
Não tinha bolo em casa e também não me apetecia ir à rua comprar.
Lembrei-me então que tinha um amigo que faz um bolo de chocolate maravilhoso e resolvi ligar-lhe a pedir a receita. Ele aceitou enviar-me a receita.Poucos minutos depois tinha a receita no meu email.
De um lado os ingredientes com as suas respectivas quantidades e do outro os passos todos que eu tinha que seguir, com os pormenores necessários.
Não tinha nada que enganar! Segui os passos todos e quando acabei de fazer a massa, passei para a forma e coloquei no forno 15 minutos como referia a receita.

Passado 15 minutos ouvi o forno apitar e lá fui eu tirar o bolo do forno, ansiosa por comer o meu bolo de chocolate. Quando abri a porta do forno fiquei um pouco desiludida porque o meu bolo de chocolate estava queimado. Claro que o pus a arrefecer porque um bolo de chocolate, mesmo um pouco queimado, não é de se deitar fora! Curiosa sobre a causa, fui averiguar o que poderia ter acontecido.
Rapidamente concluí que o forno estava a 230º, quando na receita indicava 180º. Estava tudo explicado!

Quantas vezes isso também nos acontece na vida?
Conhecemos bem o que devemos fazer para obter determinado resultado e acabamos por saltar alguns passos, por não olhar para a receita e assim fazer algo menos bem. Achamos que já sabemos como é e que já podemos inventar. Tendemos para não seguir as receitas e tentar inventar a roda, quando alguém já o fez antes (e correu tão bem!).

É nos detalhes que está a diferença e nós tendemos a esquecer os detalhes. Depois queixamo-nos que o resultado não é o que esperávamos, culpando, na maior parte das vezes, o tempo, a economia, os outros, os clientes, etc. Sempre culpamos algo que está fora de nós e não olhamos para aquilo que fizemos e como fugimos à receita.

O sucesso deixa rasto e por isso, se alguém já alcançou aquilo que procuras, certamente que irás conseguir uma forma de perceber como ela lá chegou. Se conseguires chegar à pessoa pergunta-lhe como lá chegou. Senão tiveres esta possibilidade procura informação escrita ou em vídeo na internet. A informação é muita e está à mão de qualquer um.

Lembra-te que, para um determinada efeito há sempre uma causa muito bem definida a montante. Descobre a causa, replica exactamente essa causa e conseguirás produzir o efeito que pretendes.

Se alguém foi capaz de obter aquilo que procuras, tu também irás ser capaz!

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular