É preciso ter coragem

janeiro 17, 2019

Esta semana, em conversa com um cliente ele dizia-me que tinha medo, que talvez não tivesse nascido para ser empresário porque tinha muitos medos e muitos receios.


A minha resposta foi simples: “Todos temos medos, todos temos receios e é por isso mesmo que sobrevivemos pois se não tivéssemos medo morríamos rapidamente. Temos que ser cautelosos e dar ouvidos às nossas preocupações ao mesmo tempo que somos corajosos e não deixamos que os nossos medos nos paralisem”.


Sim, porque ter coragem não significa não ter medo. Ter coragem significa conseguir lidar com os nossos medos e não deixar que eles nos impeçam de lutar pelos nossos sonhos.


Os empresários de sucesso, bem como qualquer pessoa de alta performance, são corajosos. Sentem que a corajosa é fundamental para atingirem os seus objetivos e sabem que sem isso ficam aquém daquilo que querem para a sua vida. Ter coragem não implica fazer coisas loucas, nem correr riscos  mal calculados, significa estar sempre disponível para dar o primeiro passo em algo que tens medo mas que sabes que é relevante para o teu sucesso.


Normalmente as pessoas mais corajosas são aquelas que estão confiantes, que sabem o que querem, que traçaram o caminho que têm de fazer para atingir os seus objetivos. Tendencialmente as pessoas mais felizes são mais corajosas. Estão mais disponíveis para correr riscos, para sair da sua zona de conforto.


As boas notícias é que a coragem é a capacidade de lidar com os medos e, como qualquer outra capacidade, pode ser aprendida e treinada. Se praticares lidar com os teus medos, cada vez vais ficar mais capaz e cada vez vais saber ultrapassar esse obstáculo com menos dificuldade.


É muito importante definires onde queres ser mais corajoso e praticá-lo recorrentemente. Perceber quais os medos que te estão a limitar de te aproximar dos teus objetivos e  aprender a ultrapassá-los.


Tu és capaz de muito mais do que pensas. O ser humano tem dentro de si todas as capacidades que precisa, mas para isso é fundamental acreditar nisso, procurar as capacidades dentro de ti, aprender a utilizá-las. É fundamental ter a coragem de experimentar algo de novo, algo que desconheces se és capaz, algo que por ser diferente te assusta.


Qualquer coisa que queiras fazer bem, tens que começar por fazer mal. É sempre assim. Nenhuma criança começou a andar sem antes dar umas vezes com o rabo no chão. As crianças caem e levantam-se, caem e levantam-se, até ao dia que começou a ter o equilíbrio e começaram a andar. E, se hoje pensarmos no processo de andar, já somos inconscientemente capazes. Já nem sabemos o que precisamos de fazer para andar, já não pensamos que temos que pôr um pé à frente do outro e também já não nos lembramos o quão difícil foi o início do processo.


Outro ponto muito importante é não te queixares das dificuldades que te vão aparecendo. Faz o que tens a fazer! Corre atrás do que sonhas!
Isso implica esforço com certeza, mas se sabes o que queres e isso te traz bons resultados, não há nada que te faça parar! Não há medo que te possa paralisar.


Coloca o melhor de ti em tudo o que fazes. Encontra as tuas capacidades, desenvolve as que ainda não estão no melhor e, controlando os teus medos, nada te irá parar!

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular