Qual o teu desafio para estas férias?

agosto 03, 2018


Resultado de imagem para qual o seu desafio

As férias estão quase a começar... isso fez-me lembrar do desafio que há um ano coloquei a mim mesma e que gostaria de partilhar convosco os meu ensinamentos que guardei. Apliquei-os durante este ano em outras áreas da minha vida e continua a pensar que são óptimos ensinamentos.

Não há certos nem errados... guarda apenas aquilo que fizer sentido para ti.

No final de Julho de 2017, antes de ir de férias, decidi abraçar um desafio, e para torná-lo conhecido de todos, partilhei o desafio no facebook: 30 dias seguidos a correr ou pelo menos a fazer desporto.

Para quem não me conhece bem eu, apesar de ter sido desportista na juventude, já há alguns anos que tenho uma relação muito afastada com o desporto e embora tenha tido alturas em que tentava fazer alguma coisa, há carca de 3 anos que pouco ou nada fazia.
Há 3 anos foi-me diagnosticado um princípio de asma e por isso foi a desculpa perfeita para deixar de fazer desporto e para não me sentir nada culpada por isso... afinal de contas como asmática era muito difícil de conseguir fazer desporto...

No mês de anterior, resolvi que ía pôr esta minha crença em causa e por isso, sem pensar muito lancei-me este desafio e partilhei com todos para que não pudesse fugir facilmente dele.

Passaram 30 dias, o desafio foi cumprido à risca. Entre correr, andar (nos dias - poucos - em que o corpo estava realmente cansado) e no último dia um jogo de padel com os amigos para comemorar, passaram os 30 dias. Começaram com dificuldades, com dores fruto do esforço físico, mas acabaram com muito ânimo, com uma energia redobrada e com vontade de nunca mais largar este hábito diário de fazer exercício físico.

Gostaria de partilhar convosco hoje os ensinamentos que retirei deste desafio e que penso terem sido fundamentais para chegar ao fim com tanto sucesso:

1) O factor de ter partilhado o desafio com todos os meus amigos através do facebook. Sou uma pessoa com os valores do reconhecimento e do comprometimento com os outros muito fortes e, por isso, tenho a certeza que o facto de eu ter partilhado com os amigos este desafio foi totalmente chave para o manter até ao fim. A ideia de perder a credibilidade junto dos meus amigos era muito mais assustadora do que a ideia de me doerem muito as pernas. :)

2) Ter decidido que era todos os dias foi fundamental pois ajudou muito a manter a obrigação e interiorizar realmente um novo hábito. Ao longo do percurso tive alguns amigos, que obviamente querendo o meu bem e estando preocupados com as consequências daquilo que poderia ser um esforço demasiado elevado para quem não estava habituado como eu, me aconselharam a descansar alguns dias. No entanto optei por me manter fiel à rotina diária pois o facto de falhar um dia que fosse, seria a desculpa perfeita para falhar outro e outro... Quando pretendemos estabelecer uma nova habilidade na nossa vida, devemos incluí-la diariamente na nossa rotina, pois só quando a fazemos de um forma consistente vamos realmente incorporá-la na nossa rotina. O facto de eu acordar, vestir-me, comer qualquer coisa e sair para correr TODOS OS DIAS, foi fundamental para começar a fazê-lo de uma forma automática, sem pensar muito e sem dar hipótese à minha preguiça de argumentar comigo.

3) O terceiro ensinamento foi aquele que me deu mais gozo a ultrapassar pois senti todos os dias os macaquinhos do sótão a falar comigo. Todos os dias, quando acordava, os macaquinhos falavam comigo e diziam "olha que hoje está frio", "olha que hoje está calor", "já é muito tarde, depois já não consegues ir à praia", "e dores? Hoje é melhor não ires porque te doi muito a perna"... todos os dias havia uma novidade que os macaquinhos inventavam para me tentar convencer a não ir fazer o meu desporto matinal. Aperceber-me disto e conseguir com força de vontade calar os macaquinhos todos os dias não foi tarefa fácil, mas consegui. Na tua vida os macaquinhos vão sempre andar por aí. Não lhes dês ouvidos porque eles não têm razão nenhuma. Guia-te pelos teus objetivos e pelo caominho que traças-te para ti.

Ao longo dos 30 dias do desafio a ideia que me suportou foi: Desistir? NUNCA!!!!

Agora vou levar esta ideia comigo, não só para continuar a praticar o meu desporto com muita frequência, mas também para continuar o meu caminho pela vida!

Este ano o desafio vai ser um pouco diferente... acompanhar o Tiago (meu marido) no desporto que ele fizer durante as férias. Atenção que ele tem a mania que é mesmo desportista e por isso vai ser duro! :)

E o teu qual é?

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular