Estás envolvido na tua vida? Ou alienado?

fevereiro 25, 2018




Este é um tema que, do ponto de vista profissional, debato muitas vezes com os empresários com que trabalho. É um dos principais problemáticas nas empresas pois os colaboradores tendem, quando não são devidamente motivados e incentivados, a fazer a tarefa pela tarefa e não se sentir parte do todo e querer ir mais além. Isto significa que estão alienadas dos objetivos da empresa.

Mas hoje, neste meu post, gostaria de abordar esta temática do ponto de vista pessoal.

Eu acredito que nós temos mesmo que encontrar o nosso caminho, encontrar aquilo que nos move, aquilo que nos faz feliz.
Grande parte das pessoas passeiam pela vida sem destino, andam a cumprir o seu dia-a-dia, a cumprir as tarefas que lhes aparecem mas sem nenhum objetivo maior. Mas será que este tipo de vida os faz feliz?

Para mim, esta forma de vida é a totalmente alienada e não me faz feliz.

Uma vida em que não sabemos para onde queremos ir, em que não sabemos aquilo que nos faz feliz, na maior parte das vezes, faz-nos andar em círculos, sem sair do mesmo sítio. Acordamos todos os dias agarrados às nossas rotinas, fazendo todos os dias o mesmo, sem nunca perceber se nos estamos a aproximar ou afastar daquilo que nos faz feliz.

Será que consegues acordar todos os dias e pensar que durante aquele dia vais apenas cumprir as tuas rotinas? Sem nada de diferente para fazer? E isso faz-te feliz?

Eu defendo que devemos sempre ser muito gratos com aquilo que temos. Saber dar valor àquilo que já alcançámos. Mas, para mim, é nos novos objetivos que tenho traçados que está o entusiasmo da minha vida.

Aquilo que já consegui é a gasolina que faz o meu carro andar para ir mais além... e é no caminho do novo destino que eu sou verdadeiramente feliz. É por saber que tenho um rumo, que estou todos os dias a lutar por ele que me sinto verdadeiramente realizada.

E para ti?

Eu acredito que a vida é maravilhosa, que todos temos a possibilidade de ser muito felizes, mas para isso temos que estar totalmente envolvidos, temos que saber aquilo que nos faz felizes, atribuir a isso o foco do nosso dia-a-dia e fazer desse o nosso caminho...

Mas quantos de vocês "perdem" tempo a pensar nos objetivos e como lá podem chegar?
Ou tendem a pensar...
- Ah!!! Não vale a pena... a vida é dura, é tudo tão difícil!!!
- Nem vou arriscar... já sei que não resulta!

Eu, nos últimos anos alterei totalmente a minha forma de pensar e a minha forma de viver. Aquilo que vos posso dizer é que me sinto mais preenchida, mais realizada e acima de tudo mais feliz.
Por isso deixo aqui as dicas daquilo que passei a fazer e que penso ser da maior importância.

1) Sonhar - traçar objetivos ambiciosos para a nossa vida. Mas daqueles que até nos dão um frio na barriga só de imaginar o dia que vamos conseguir lá chegar
2) Visualizar - imaginar todos os dias como será a tua vida quando os objetivos se realizarem
3) Planear - pensar, todas as manhãs, quais são as ações mais importantes que deves fazer para te aproximares dos objetivos traçados
4) Agir - manter ao longo de todos os dias as ações planeadas, mantendo o foco e não deixando que os obstáculos te façam diminuir a força e persistência das ações necessárias

Se conseguires manter estes 4 passos ao longo dos próximos anos, tudo se tornará possível.

Arrisca-te a ser feliz! Vais ver que vale a pena!


You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular