Há quem diga que tudo o que se consegue é com esforço. Será?

fevereiro 05, 2019


Imaginem uma canoa com dois atletas. Um rema para a frente e outro para trás. Qual o resultado?
Provavelmente a canoa não vai sair do mesmo sítio, por mais esforço que os dois canoístas façam.

Imaginem um hamster, dentro de uma daquelas rodas próprias para eles. Por mais que ele se esforce não consegue sair do mesmo sítio, certo?

Eu confesso que, desde pequena, me ensinaram que a vida não era fácil. Que não se conseguia atingir os resultados sem esforço. Tudo na vida iria ter que ser arrancado a ferros, com muito trabalho e uma dedicação árdua.
Hoje olho para trás e percebo que foi uma lição útil porque, na vida, é realmente importante estar disponível para fazer esforços, para fazer as coisas que não nos são mais naturais, para ir além dos nossos limites, para aceitar desafios e dar o nosso melhor em tudo aquilo que fazemos. É importante estarmos disponíveis para aprender coisas novas e para, de uma forma contínua, nos avaliarmos e melhorarmos.
No entanto, percebo hoje, que não me explicaram a coisa mais importante. Hoje percebo que só o esforço não é suficiente, é fundamental perceber quais os resultados que procuro, qual o meu propósito e ir constantemente avaliando se o esforço me está realmente a levar no caminho que eu ambiciono.

Quando trabalho dentro das empresas, e entrevisto os colaboradores para analisar o estado da empresa, a motivação e a sua situação, quase todos se sentem muito injustiçados. Eles sentem que se esforçam muito e que, na maioria dos casos, não são devidamente reconhecidos pelo chefe e pela empresa em geral.
Sem questionar o seu esforço, porque acredito sempre que é verdade, pergunto qual o resultado que a empresa pretende deles e se eles o estão a cumprir.
As respostas são sempre muito interessantes e muito reveladores da nossa realidade empresarial. A maioria dos entrevistados diz-me não saber o que a empresa pretende deles. Por outro lado também há alguns que têm alguma ideia do que a empresa pretende, no entanto, reconhecem que, embora se esforcem muito, nem sempre estão a atingir os resultados que a empresa pretende. Claro que referem de imediato que são objetivos que eles não conseguem atingir e conseguem elencar várias razões para que isso aconteça.
A resposta seguinte é óbvia: “se vocês não sabem o que a empresa espera de vocês ou não o estão a entregar, porque pensam que deveriam estar a ser reconhecidos?”.
A resposta é rápida e honesta: “porque nos estamos a esforçar, e muito!!”

Esta é uma história comum a todas as nossas vidas. Todos já passámos por alturas em que chegamos ao final do dia exaustos, com muito esforço em cima da mesa, e com muito pouco trabalho entregue. E porquê? Porque sempre fomos ensinados que o que é valorizado é o esforço e, por isso, nem sempre nos preocupamos com o resultado.

Cada vez mais, dado que a grande limitação dos nossos dias é o tempo e a nossa energia, penso que o mais importante é pormos valor no nosso esforço. É aprendermos a rentabilizar a nossa hora e o nosso esforço da melhor forma possível. É alinharmo-nos de acordo com o nosso propósito, com aquilo que realmente procuramos e verificar através de indicadores objetivos que nos estamos a aproximar dos nossos objetivos. É importante tirar as aprendizagens deste caminho para evoluirmos os nossos procedimentos em busca de ser cada vez melhores, todos os dias. É importante fazermos esforços, mas aplicados da melhor forma possível para assim maximizarmos a nossa produtividade.

Será consegues deixar de ser o hamster dentro da sua roda?

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular