Decidir na incerteza

fevereiro 07, 2019


A nossa vida é feita de escolhas e são as nossas escolhas que condicionam o rumo da nossa vida. No entanto, as escolhas são, quase sempre, feitas sem conhecer os dados todos e, por mais que nos esforcemos, nunca vamos saber tudo e conhecer tudo o que rodeia aquela decisão.
Essa incerteza, o desconhecimento da verdade absoluta, é uma das razões porque temos muita dificuldade em fazer essas escolhas ao longo da nossa vida profissional e pessoal. Sentimos uma enorme insegurança, o medo de errar nas nossas escolhas paralisa-nos.


A maioria das pessoas tenta pesquisar sempre um pouco mais, consultar outras opiniões, perceber o que a maioria escolhe e esperar eternamente à espera do momento ideal.


Uma das formas para nos confortar nas escolhas que fazemos, é perceber o que a maioria escolheria numa situação semelhante à nossa,. Essa análise dá-nos o conforto de não estarmos sozinhos, de nos sentirmos mais acompanhados na decisão. Mas será que a procura dessa referência, faz da escolha da maioria a mais acertada?
Claro que não, mas dá-nos o conforto de diminuir a nossa responsabilidade na escolha. Podemos sempre dar o álibi que como tantos outros escolheram, nós não poderíamos escolher diferente.


A incerteza faz com que adiemos, às vezes eternamente, as decisões mais importantes da nossa vida. Esperamos sempre pelo momento certo e, na verdade, ele poderá nunca chegar. Procuramos ter a informação total e isso nunca teremos. Será que esta espera é uma boa solução?
Aos meus clientes eu digo sempre que uma não decisão é muito pior que uma má decisão. Uma não decisão é, por si só, uma decisão. Mas é uma decisão em que nos desresponsabilizamos do resultado. No fundo escolhemos não mexer em nada. E será que isso é bom?
Pode ser bom ou mau, mas não sendo uma escolha consciente poderá também ser ruinosa. O medo de agir, de andar em frente, de fazer mudanças, é normalmente o maior travão para o crescimento humano e para o crescimento dos negócios.


O medo de tomar a decisão errada, faz com que muitas vezes procuremos o aconselhamento de alguém por quem temos a maior consideração, pedindo a sua opinião e tomando a decisão baseada nos seus critérios. E resulta?
Pode ser que sim, mas também pode ser que não, Mas dá-nos a fantástica oportunidade de culpar outro, que não nós, se a escolha não se mostrar a mais certa. Mas se era uma decisão que devia ser nossa, não devíamos pôr essa responsabilidade nas costas dos outros.


Quando tiverem que tomar uma decisão é muito importante serem criteriosos na análise, serem exaustivos com a procura de alternativas, mas depois ser corajoso e tomar a decisão rapidamente e com propriedade. Mostrar a todos que a decisão é vossa e que foi tomada em consciência e com muito cuidado.


Tomar decisões é sempre uma tarefa complicada pois o medo de nos arrependermos invade-nos muito frequentemente. É difícil mas é absolutamente necessário e é uma das capacidades que distingue um verdadeiro líder. Tomar a decisão e assumi-la com propriedade, mesmo quando o resultado não é o melhor.
Errar é humano e um líder sabe que ao errar se está a aproximar cada vez mais do melhor resultados possível. Um bom líder acredita nas suas capacidades o suficiente para poder errar sem pensar que a sua qualidade fica em causa.

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular