Os sistemas fizeram-se para nos ajudar...

novembro 08, 2018


Já fiz o diagnóstico a centenas de empresas e quase todas elas sofrem de um mal comum, antes de trabalhar comigo. Não sabem quem são os seus clientes, não têm o detalhe sobre eles e não os trabalham na venda repetida.

Já ouviste dizer que encontrar um cliente novo pode custar 6 vezes mais do que incentivar um antigo a comprar? E mesmo assim não trabalhas a tua base de clientes?

A primeira ferramenta que eu aconselho os meus clientes a instalar nas suas empresas é um CRM (Customer Relationship Management - Ferramenta de gestão de cliente). Um sistema que lhes permita ter os clientes todos informaticamente tratados, saber exatamente quem são, o que já compraram, que tipo de comportamento têm e quais as interações que já tiveram com a vossa empresa.

O que podemos ganhar com um CRM organizado?

O primeiro ponto muito positivo é que nunca mais nos vamos esquecer de um cliente ou de um potencial cliente. A partir do momento em que temos os nossos clientes na base de dados deveremos sempre agendar ações para cada um deles. Assim garantimos que nunca mais os largamos e que voltamos sempre a falar com eles.

O segundo ponto muito útil é que conseguimos facilmente controlar o nosso funil de vendas. É um forma extremamente simples não só de nos obrigar a manter a nossa performance em dia, mas também de ir avaliando os nossos esforços.

O terceiro ponto é o registo de todas as interações que temos com os nos nossos clientes e isso permite-nos não perder informação. Imagina que um cliente te liga para o telemóvel, se a última interação já foi há algum tempo, provavelmente já não te lembras das últimas conversas que tiveram, e o que ele já comprou ou não. Tendo um CRM, bem organizado, quando o cliente liga, no telemóvel conseguimos rapidamente consultar todos as interações que tivemos com o cliente (chamadas, reuniões, emails, etc). E, se o CRM for partilhado pelos vários membros da empresa, conseguimos ver também os contactos que os colegas já tiveram com aquele cliente e assim atendê-lo com total conhecimento de causa.

Por último permite-nos controlar a nossa agenda pois se colocarmos todas as reuniões, chamadas e emails que temos que efetuar, iremos receber os alertas e conseguimos controlar de forma organizada o nosso tempo.

Um bom CRM, na minha opinião, é uma ferramenta que nos ajuda muito e vale cada cêntimo de investimento que fazemos nela. Ajuda-nos a aumentar as vendas, ajuda-nos a controlar a nossa performance, ajuda-nos a gerir a nossa agenda e darmos um tratamento muito mais personalizado aos nossos clientes.

Já tens o teu CRM?

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