O poder do foco: Onde colocas a tua atenção, flui a tua energia

outubro 16, 2018



Depois do período de férias de verão, a maioria dos meus clientes de coaching empresarial sentiram um retrocesso nos resultados das suas empresas. Desculpam-se, quase sempre, com a sazonalidade  dos negócios.

Mas terá que ser assim? Será que não há formas de baixar a sazonalidade do nosso negócio?

E será esse mesmo o principal problema?

Durante as férias diminuímos o nosso foco na empresa, nos seus números, nos seus processos. Embora a operação continue a andar e os números continuem a estar em cima da mesa, tendemos a olhá-los com menos interesse. Na maior parte das vezes encontramos os alibis mais simples, desculpamo-nos com a sazonalidade do negócio e não procuramos encontrar as soluções para diminuir essas quedas.
Mas o pior vem depois das férias. Perdemos a desculpa da sazonalidade, mas os resultados continuam sem aparecer. Perdemos o hábito de nos preocupar com os números, perdemos a força para jogar o jogo dos números e prolongamos os maus resultados por mais um mês ou dois.

E depois?

Depois normalmente tenho que ser dura com os meus clientes, mostrar-lhes que ainda faltam alguns meses para o final do ano e se não arregaçarem as mangas, senão correrem atrás dos objetivos do final do ano, as coisas vão correr mal.
Assim eles normalmente voltam a olhar para os números e os progressos voltam a acontecer.

Muitas das empresas com que inicio o trabalho de coaching ficam muito surpreendidas quando, após 1 ou 2 meses de iniciarem o trabalho connosco, os resultados começam a aparecer rapidamente. A explicação é simples e não tem nada de mágico. Prende-se com o facto de começarem a olhar para a realidade como ela é, de colocarem a atenção naquilo que realmente interessa. E como não gostam do resultado que vêem, imediatamente ele começa a mudar. Começam a procurar as alternativas que podem alterar os resultados.

Quando colocamos os números certos em cima da mesa de um gestor, e ele percebe que a realidade é bem diferente do que ele pensava, as inversões das tendências são quase imediatas.

A lição que eu gostava que tirássemos todos é que os números são a base de qualquer empresa. São ele que nos dão o diagnóstico real do nosso negócio, são eles que nos permitem perceber se as decisões que estamos a tomar são boas ou más, mas também são eles que nos mantêm a motivação para todos os dias dar o nosso melhor e ir mais além. É importante tê-los, mas é ainda mais importante dar-lhes a atenção necessária, pois só assim vamos encontrar a energia necessária para mudar o que tem que ser mudado.

O jogo dos números é fundamental ser jogado todos os dias. E por todas as pessoas da empresa!

É este jogo que mantém os objectivos inegociáveis e que garante que todos vestem a camisola e se sentem parte do mesmo barco. É este jogo que faz o barco andar no rumo certo.

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular