Há empresários que têm medo de fazer crescer a empresa. É o seu caso?

outubro 25, 2018


Todos temos medos e os empresários não são excepção.

Já investiguei sobre este assunto e os principais medos dos empresários  são os mais comuns como o medo de falhar, o medo de não ter capacidade para honrar os seus compromissos ao final do mês, o medo dos clientes não ficarem satisfeitos, o medo de perder todos os clientes. Mas na lista dos maiores medos aparece também um que parece um paradoxo: o medo de fazer crescer a empresa.

Porque terão os empresários medo de fazer crescer a empresa?

A maioria dos empresários são técnicos que criaram a sua própria empresa, na sua área de especialização e que, na maior parte dos casos, ainda têm um envolvimento muito elevado nas fases produtivas, mantendo assim um controlo muito apertado das pessoas e do que se faz internamente.
Têm um sentido de posse muito grande sobre tudo o que é feito na empresa, nada nem ninguém tem realmente autonomia para assumir a responsabilidade sobre os processos internos. É tudo efectuado sob a vigilância apertada do empresário.

Isto implica que o crescimento é muito difícil pois implica ou um aumento de horas de trabalho do empresário, que já trabalha normalmente mais horas do que gostaria e que não esticam eternamente, ou delegar verdadeiramente noutras pessoas a responsabilidade.

Mas será que os empresários estão preparados para delegar?

Na maioria não estão preparados para delegar pois sentem sempre que perder o controlo absoluto implica uma diminuição da qualidade do trabalho efectuado. Interiorizaram que ninguém faz o trabalho tão bem como eles (o que é uma boa massagem para o próprio ego) e que, se eles não acompanharem de perto todas as tarefas operacionais da empresa, ela se vai ressentir no curto ou médio prazo.

E a minha visão...

Na minha visão o que não cresce vai inevitavelmente decrescer e, o pior, quando entramos num ciclo decrescente é mais difícil inverter a tendência e voltar a crescer.
Seguindo este raciocínio é muito importante manter os objetivos de crescimento sempre em mente e é fundamental que o empresário entenda que para conseguir este crescimento tem, inevitavelmente que delegar.

Não  há forma de continuar sempre a crescer mantendo o controlo absoluto da operação.

Os empresários têm que confiar, têm que encontrar as pessoas certas para as funções certas e a fazer as coisas certas. Para isso é fundamental que aprendam a delegar. Mas atenção que delegar não é abdicar.
É fundamental ter uma visão, ter objetivos bem definidos, ter um plano e garantir a execução consistente deste plano. Para garantir esta execução consistente é preciso ter indicadores financeiros e e operacionais que o empresário siga e que partilhe com os funcionário de forma a manter o controlo da situação.
E igualmente importante manter o ritmo interno e para isso o empresário tem que controlar e mostrar a todos os funcionários que está a controlar, utilizando para isso reuniões periódicas. Estas reuniões têm como missão garantir o alinhamento, o envolvimento e a motivação da equipa e devem ser totalmente baseadas nos indicadores financeiros e operacionais do negócio. Os indicadores são os manómetros do nosso negócio que nos ajudam a conduzir o barco.

Em conclusão, crescer é mandatório para qualquer negócio, mas para isso o empresário tem que estar disponível para delegar. Mas atenção que o empresário não deve abdicar das funções, deve delegar com método e com controlo.


You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular