Tem os pontos de cultura da empresa bem definidos?

setembro 10, 2018



Na minha vida de coach empresarial trabalho com muitas empresas de diversos ramos e de diversas dimensões.
Um dos problemas que os empresários mais se queixam é que têm que andar sempre atrás dos seus colaboradores, a controlá-los, a explicar a mesma coisa vezes sem conta para garantir que fazem as coisas como é suposto e que não se perdem no caminho.

Mas será que está claro para todos o que é aceitável na empresa?

Todas as pessoas têm os seus valores próprios, características que valorizam muito e que condicionam todas as suas decisões e comportamentos. Estas características são únicas e podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa.

Nas empresas é semelhante. Estas características nas empresas têm o nome de pontos de cultura. São os valores que a empresa e os seus colaboradores têm que ter para que as coisas fluam da melhor forma. São aqueles valores que a empresa considera essenciais para o bom funcionamento no dia-a-dia (alguns exemplos serão: integridade, honestidade, espírito de equipa, autonomia, etc).

Têm os pontos de cultura da sua empresa definidos? E os funcionários sabem quais são?

Os pontos de cultura são aqueles valores da empresa que são absolutamente inegociáveis.
Estes valores devem ser definidos com base na sensibilidade da administração mas também, quando a empresa já está em funcionamento, com base na sensibilidade dos funcionários, pois ela só funcionará se tiver o envolvimento de todos os funcionários.
Todos devem conhecer, devem ser reforçados todos os dias, devem estar visíveis nas paredes da empresa e devem fazer parte do ADN da empresa. Todos os devem seguir e devem saber que se não se identificarem com os mesmos, é melhor procurarem outra empresa.

E se eles não cumprirem estes pontos, está pronto para os dispensar?

Nós temos aquilo que toleramos! Quando estamos a receber coisas com que não concordamos é porque, de alguma forma, não conseguimos passar a mensagem que não concordamos e não as tornámos verdadeiramente intoleráveis.

Na vida, como na empresas, tudo começa dentro de nós. O primeiro passo é clarificar, sem qualquer hesitação, o que aceitamos e o que não aceitamos.
O segundo passo é passar a mensagem de forma clara. A comunicação dos pontos de cultura é fundamental, clarificando o que isso significa e tornando-os totalmente inegociável.

O terceiro passo, o mais importante, vai ter que se manter ao longo do tempo, pois é ele que vai garantir que os pontos de cultura vão perdurar ao longo do tempo. Este passo consiste em garantir que qualquer distracção na empresa, que ponha em causa um ponto de cultura é imediatamente sancionada e que, no limite, a pessoa é mesmo convidada a sair se percebermos que não está alinhada com estes pontos.

Não pode deixar que isso seja aceitável na sua empresa, não pode deixar que alguém tenha um comportamento desalinhado com os pontos de cultura e que isso passe despercebido. Bastará uma vez para pôr em causa toda a definição feita até à data.

Com este alinhamento será muito mais simples para um gestor/empresário manter a organização em funcionamento, sem ter que andar em cima dos funcionários. Nunca se esqueçam que nós temos muita dificuldade em olhar para o nosso umbigo, mas quando pensamos que o mundo está todo errado, que todos os nossos funcionários estão a trabalhar mal, certamente que o problema está dentro de nós.


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