Quanto estás disponível para esperar pelo sucesso?

agosto 13, 2018


O sucesso, entendido com aquilo que cada individuo mais valoriza, é sempre aquilo que procuramos na vida. Alguns conseguimos identificar de uma forma clara e outros nem por isso. Mas há sempre algo que valorizamos e que andamos a correr atrás.

Todas as pessoas querem chegar ao cume da sua montanha, mas nem todas têm a força de vontade para fazer a escalada. Todas querem atingir o seu sucesso, mas muito poucas são aquelas que estão disponíveis para fazer o esforço para lá chegar.

O sucesso dá trabalho. Para nos tornarmos especialista em determinada tarefa, para fazermos realmente a diferença são precisas muitas horas de treino e de estudo (há quem diga que são 10.000 horas). É óbvio que ter algum jeito natural para essa função também ajuda, mas nenhum génio o é sem esforço.

Será que o Cristiano Ronaldo conseguiria ser o que é hoje, sem as horas de treino que tem? Ele continua a treinar todos os dias.

Quando os resultados começam a aparecer entramos num ciclo virtuoso de motivação. Ou seja, sentimo-nos cada vez mais motivados para continuar a treinar porque os resultados começam a aparecer.
O maior problema é quando os resultados ainda não aparecem e nós temos que ir treinar todos os dias. É quando temos que continuar a comer as saladas e a balança teima em não descer o peso.

Aí temos que pôr em prática aquilo que se chama cultura da fé. É fundamental mantermo-nos fiéis a um caminho traçado inicialmente. Acreditar, mesmo sem ver os resultados, que no fim tudo vai acontecer como planeado. 

A cultura do bambu é um exemplo disso, de cultura de fé. São precisos vários anos de cuidado, rega e atenção para que nasça o bambu.
O ciclo de crescimento mais longo é o do bambu chinês que demora cerca de 5 anos para aparecer acima da terra depois de semeado. Durante este tempo as terras precisam de atenção diária, rega, preparação e muito cuidado aos ventos pois é uma planta muito sensível aos ventos, tendo que estar completamente coberta até à altura de crescer.
Durante 5 anos o agricultor tem que cuidar da sua plantação, acreditando com a sua fé que passado aquele tempo a sua plantação vai ter o crescimento esperado. São 5 anos em que nada se vê, apenas a crescer as raízes debaixo da terra.
Mas após estes 5 anos, aparece acima da terra e em apenas 3 meses cresce 25 metros o que implica que vemos o seu crescimento de dia para dia. 

Na vida profissional há situações destas, em que só com muita fé conseguimos continuar a regar o jardim e acreditar que as raízes estão a fazer o seu trabalho para depois a planta aparecer.

Fé e persistência são fundamentais para qualquer negócio, principalmente nos primeiro tempos de vida.

Será que está disponível para esperar este tempo? Para dedicar a atenção e o cuidado à sua plantação pelo tempo que ele demora a criar as raízes necessárias?

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular