Estás abertos a outros pontos de vista?

agosto 16, 2018



O que sentes quando alguém te diz que não? O que sentes quando alguém discorda da tua opinião?

Normalmente sentimo-nos mal. Sentimos que estamos a ser confrontados, contrariados, incompreendidos. Sentimos que a outra pessoa está a pôr em causa a nossa opinião e que isso não faz qualquer sentido. Sentimos que certamente que não gosta de nós, que só nos quer deitar abaixo. Ou então que não percebeu o que quisemos dizer.

Esta história começa desde que nascemos. Para qualquer bebé, um dos momentos mais difíceis é ouvir um não. Sentirem-se contrariados é um dos grande motivos de insatisfação de qualquer criança.
Alguns pais ainda tentam justificar a razão do não mas, na verdade, tudo o que os pais argumentarem a seguir ao não já não é interpretado pois já ligaram o modo defesa de "não te quero ouvir".
Neste modo de defesa já ninguém ouve nada. Em alguns casos desligam todos os sentidos. Noutros ficam apenas a pensar quais as melhores formas de conseguir passar por cima daquele não. E aí ligam o modo birra, o modo choro ou o modo amuo.

Em adultos a história continua...

Quando nos sentimos contrariados, ficamos chocados e nem sequer tentamos compreender o outro lado. Assumimos de imediato que uma opinião diferente da nossa só pode estar errada. E ainda por cima tomamo-la, quase sempre,  como ofensiva. Também entramos em modo birra (normalmente não de uma forma tão sonora), mas desligamos a escuta ativa e ativamos o modo de defesa.

Mas fará isto algum sentido? Será que quando alguém discorda de nós, o faz por mal?

Sei que o nosso ego é muito forte e que gosta de ter razão e ser massajado. Mas neste fortalecimento do ego perdemos muitas oportunidades de crescer, de aprender coisas novas, de ver a vida por outro prisma, de alargar as nossas alternativas e enriquecer os nossos conhecimentos.

São as pessoas que discordam de nós que nos dão a possibilidade de ver mais além. São essas pessoas que, quando as deixamos falar e escutamos o que dizem, nos fazem pensar e equacionar outras alternativas.

É nestes momentos que reforçamos o nosso Ser. Quando ouvimos um não, alguém que nos contraria, é o momento em que, na minha opinião, devemos ficar mais alerta, ouvir com mais atenção e dedicar mais tempo ao que estamos a ouvir. E no fim, devemos agradecer com genuína gratidão aquela opinião diferente da nossa.

Não estou com isto a dizer que temos que concordar com tudo o que ouvimos mas devemos dar uma possibilidade. Devemos, pelo menos, escutar com atenção e avaliar sem julgamento aquilo que estamos a ouvir.
Depois disso guardamos aquilo que nos faz sentido.

É nos momentos em que paramos e pensamos numa opinião diferente da nossa que vamos evoluindo e, por isso, deixa-te crescer!

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular