É dificil tomar decisões...

dezembro 11, 2017


A vida está recheada de decisões, mas a maior parte delas fazemos de forma inconsciente ou sem pensar muito. Essas decisões são as fáceis. Mas há outro tipo de decisões bem mais difíceis.

Há momentos na vida que pensamos em mudar de emprego, ou em mudar de país, em mudar de casa ou em investir numa nova carreira. E estas são decisões que normalmente são tomadas depois de longos e profundos pensamentos e que, mesmo quando tudo parece indicar que a melhor solução é a quebra com o passado, ficamos muitas vezes parados com medo de arriscar, com medo de dar um passo em falso.

Se não arriscarmos acabamos por ficar na mesma vida que, pelos vistos, não nos satisfaz plenamente (senão não estávamos a equacionar mudá-la), mas o medo do desconhecido, de trocar o certo pelo incerto, de sair da zona de conforto, impede-nos muitas vezes de dar este passo.

Há uns anos foi feito um estudo na Austrália, em doentes terminais, em que lhes foi perguntado do que se arrependiam na sua vida. Mais de 90% dos pacientes respondeu que se arrependia do que não tinha feito. Não se arrependiam de nada que tivesse feito mal, mas que se arrependia de não ter ido atrás das coisas que mais sentido faziam para a sua vida, pois tinham vivido a vida que os outros achavam que era correta para eles e não a vida que eles escolheriam individualmente.

É difícil, para a maior das pessoas arriscar, ir contra aquilo que são as suas zonas de conforto e aquilo que sempre ouviram como sendo certo. Mas será que assim nos é possível encontrar o melhor que a vida tem para nós?

Claro que não!

Queres chegar ao fim da vida e te arrependeres do que não fizeste? Acredita naquilo que as tuas emoções te dizem, nos sinais que o universo te vai dando. Arrisca-te! Não há nada pior do que parar por medo... não podes deixar que os teus medos te impeçam de viver um vida plena. 

Não conheço nenhuma criança que tenha começado a andar sem cair umas quantas vezes. E todas acabam por andar. Umas com mais quedas outras com menos... mas são aquelas que são mais corajosas (ou controlam melhor os seus medos) que, regra geral, começam a andar primeiro.


Eu sei que estou a escrever este texto também para mim porque este é um tema que estou a viver de forma muito intensa. Eu sei a minha resposta, eu sei o que vou fazer, eu sei que mudança tenho que provocar na minha vida para ir atrás daquilo que me vai fazer feliz. 
Neste momento a única dúvida que tenho é quando vou ter a coragem (ou que segurança vou precisar) para seguir em frente com a minha vida.

A minha vontade era responder...

 AGORA! JÁ! 

..mas depois vem os "e se..." e fico parada, congelada, sem conseguir encarar a mudança de peito aberto para  futuro. 

Emocionalmente estou mais que decidida... pedi ao universo as respostas e ele deu-me todas as respostas que queria e mesmo assim custa tanto...

É ao contrário do que se diz: "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!".

Mas eu vou fazer...












You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular