12 comportamentos que podem comprometer o teu sucesso

outubro 02, 2017

Ao longo dos tempos a liderança foi assumindo novos contornos. Aquilo que hoje é aceite pelas equipas já não é igual àquilo que acontecia no passado.
Até ao início deste século, na maioria das empresas portuguesas, o medo imperava, os recursos humanos não eram assumidos como uma parte muito relevante do sucesso, as pessoas sentiam-se dependentes do emprego para sobreviver e, por isso, faziam tudo o que lhe mandavam fazer, não questionavam e aceitavam como naturais os tratamentos menos humanos de muitos chefes. No passado os chefes (porque não lhes consigo chamar líderes) mais conceituados eram mesmo os que berravam mais alto, os davam mais ordens e os que tratavam pior os seus empregados.

Hoje, havendo uma maior rotatividade nos empregos e tendo sido minimizada a mentalidade do emprego para a vida, as pessoas aprenderam a se valorizar (às vezes até demais!) e, embora ainda haja pontualmente abusos, já é assumido pela maior parte dos empregadores que as pessoas são um activo muito relevante, já lhes são dadas condições muito humanas de trabalho. As pessoas que querem ter sucesso no mundo empresarial têm que perceber isto. Os mais novos que aprenderam de outra forma e os mais velhos que se habituaram a agir como capatazes da fábrica, têm que se adaptar a esta realidade, correndo o risco de ficar para trás nas empresas se não slterarem a sua forma de agir.




1) Querer sempre acrescentar alguma coisa a uma conversa/discussão - Sabes aquelas pessoas que têm sempre opinião sobre tudo, e que têm sempre algo a acrescentar à conversa? Já cansam... é bom ter opiniões, é bom saber das coisas, mas deram-nos dois ouvidos e uma boca... é bom ouvir mais do que falamos para que, quando falamos, digamos apenas as coisas mais acertadas e assim consiguirmos ganhar credibilidade.

2) Assumir créditos que não merecemos - Ainda há muitos chefes que não partilham as conquistas com a sua equipa, que se vangloriam de todos os feitos dos outros que trabalham para si como sendo seus, sem nunca referir quem realmente foi o responsável. E até há quem se vanglorie do sucesso dos projetos em que nem teve qualquer intervenção. Não fica bem e não é nada bem visto nas organizações.

3) Começar frases com "não" ou "mas". Quando assumimos esta postura, é claramente uma postura defensiva de quem tem pouca vontade de ouvir a opinião dos outros. Poderemos acrescentar valor substituindo um "mas" por um "e"... não anula a frase que acabámos de ouvir e poderá acrescentar valor, fazendo com que o nosso interlocutor se sinta mais ouvido.

4) Fazer comentários destrutivos. Hoje as empresas de sucesso vivem num ambiente descontraído e de grande frontalidade. O feedback constante e as avaliações mais formais fazem parte das melhores práticas, no entanto é fundamental que sejam sempre com o objetivo mais construtivo, com o objetivo de levantar os problemas mas para encontrar as soluções. Já não estamos nos tempos dos processos disciplinares pois eles destroiem as relações entre os empregados e as empresas sem ajudar em nada a encontrar o melhor caminho...

5)  Falar com negatividade. O conteúdo e a forma das nossas mensagens traduzem muito daquilo que somos, ou pelo menos, da imagem que transparecemos. É fundamental mantermo-nos sempre optimistas, falar dos outros e da vida com uma atitude positiva. Mesmo nas situações dificeis olhar para o copo meio cheio e não para o copo meio vazio.

6) Ter a necessidade de encontrar culpados para nos desculpabilizar. Quando o problema aparece, normalmente, a primeira atitude é sempre encontrar um culpado, mesmo quando a culpa é nossa. Para um bom líder, a primeiro atitude deverá ser encontrar formas de resolver o problema e só depois averiguar o que se passou realmente para que se encontre mecanismos de evitar o mesmo erro. Se o líder ou a sua equipa tiver alguma culpa direta ou indiretamente, este ponto deverá ser assumido sem qualquer vergonha. Só não erra quem não faz, o importante é aprender com os próprios erros para que não voltem a acontecer.

7) Não assumir a responsabilidade da decisão. Tomar decisões nem sempre é fácil, mas um líder tem que saber tomá-las de forma corajosa e com os riscos controlados. Um líder que não toma decisões fica descredibilizado na organização.

8) Ter a necessidade de ganhar sempre (a qualquer custo). Há quem pense que se numa discussão dar o braço a torcer, não mantendo a sua opinião até ao fim, é ficar diminuido em termos de imagem. Nos tempos modernos, cada vez mais, a gestão e as decisões são partilhadas pela organização e por isso se, depois de uma discussão construtiva, o líder concluir que depois de ouvidos os argumentos da sua equipa tem que mudar de rumo, é sinal de segurança e de confiança em si e na equipa. Admitir que estava errado é um sinal enorme de auto-estima e as equipas valorizam.

9) Não partilhar a informação completa com a equipa ou com os colegas (como forma de ganhar vantagem) - A informação é poder. Esta é uma frase muito ouvida nos corredores das empresas, mas que cada vez mais perde o sentido. Confirmo que a informação é realmente poder, mas só se for do conhecimento de todas as pessoas que possam beneficiar dela. A informação terá que ser o mais partilhada possível, tendo obviamente alguns cuidados com o sigilo empresarial necessário. Mas internamente teremos que confiar nas pessoas com que trabalhamos.

10) Não ouvir os outros. As pessoas no geral, quando estão a falar com as outras, estão sempre mais preocupadas com o que vão dizer a seguir, do que propriamente a ouvir o que a outra pessoa tem para dizer. Párem e escutem ativamente. É mesmo fundamental fazer uma escuta ativa, sem julgamentos e sem preconceitos.

11) Não mostrar gratidão. Os líderes servem de exemplo e por isso é muito importante que transpareçam, no seu dia a dia, a gratidão. Gratitude com a empresa, gratitude com a equipa e gratitude com a vida em geral. O ambiente é contagiante e, por isso, um líder deve ser alguém que contagia sempre pela positiva, pelo bem estar e pela felicidade.

12) Não reconhecer as capacidades dos outros. Há uma frase que um chefe me disse no passado e que nunca esquecerei: "corrige em privado e elogia em público". Por mais que possa parecer exagerado, as pessoas gostam sempre de ser reconhecidas e, por isso, sempre que se justifique deverás fazê-lo sem qualquer pudor, mas tem que ser sincero e especifico. Elogios como "parabens, fizeram todos um bom trabalho" tem muito menos impacto do que se for para uma pessoa e para uma situação em concreto.


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