Os 3 indicadores chave do seu negócio

setembro 13, 2017

Nos últimos anos tenho trabalhado com muitas empresas, umas maiores, outras mais pequenas, sendo que, na generalidade, todas padecem dos mesmos males: falta de planeamento, falta de acompanhamento de indicadores e falta de uma visão de médio longo prazo para o negócio.

Hoje, gostaria de vos falar sobre um destes temas: os 3 principais indicadores de negócio que nos podem ajudar a perceber, de uma forma rápida, a "saúde" atual e futura do nosso negócio.

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No mundo dos negócio há um número interminável de indicadores que podemos utilizar para a análise do negócio. Provavelmente se perguntar a quaisquer dois empresários os indicadores que utilizam, dificilmente dois lhe irão dizer os mesmos indicadores. 
No entanto, da minha experiência, há 3 áreas de análise que são um bom resumo do sucesso da nossa actividade de hoje e da "saúde" da nossa empresa no futuro. Essas 3 áreas são:

  • Empenho dos funcionários
  • Satisfação dos clientes
  • Fluxo de caixa

Quando refiro o indicador de empenho dos funcionários, estou a falar do "vestir a camisola". 
Uma das melhores formas que conheço para recolher esta satifação é recorrendo a inquéritos internos, totalmente anónimos, que permitam perceber como é que os funcionários se sentem relativamente às decisões estratégicas da empresa (se conhecem e se estão de acordo), se se sentem parte das decisões, se sentem que as suas funções estão alinhadas com a estratégia e como avaliam a qualidade do seu futuro na empresa, tanto a nível relacional interno 360º como também de potencial de carreira futura. Indicadores de performance, como o cumprimento dos objetivos e assiduidade devem complementar esta avaliação.

A avaliação da satisfação dos clientes também pode ser efectuada de várias formas diretas: visitas aos clientes com perguntas diretas ou indiretas, inquéritos online, etc. Mas também pode ser inferida internamente dos indicadores de retenção de clientes, do número de recomendações que estamos a ter, do número de transações médias que os clientes fazem connosco, bem como o valor médio por transação. Todos eles nos dão indicações de como estamos a servir bem os nossos clientes.
O indicador de satisfação do nosso cliente é muito importante pois permite-nos ganhar alguma segurança no crescimento do negócio a médio e longo prazo.

E por último, o fluxo de caixa que é o único indicador financeiro que incluí dentro do top 3. Muito embora o balanço e a demonstração de resultados sejam importantíssimos para avaliar o negócio (como todos os indicadores que podemos calcular a partir dos mesmo), o fluxo de caixa é o indicador financeiro que não mente, pois é baseado no dinheiro que realmente entra e no que realmente sai, é aquele que nos dá uma fotografia exata do dinheiro que temos disponível para trabalhar, o que nos dá uma ideia muito real da saúde financeira da empresa. 

Antes de terminar, e em tom de conclusão, já que estamos a falar de indicadores, não queria deixar de salientar que os números de análise de qualquer negócio são muito importantes, mas não servem só para ser calculados, pois isoladamente dizem muito pouco.

Os números devem servir essencialmente para ser comparados, para acompanharmos a sua evolução e perceber se estamos com uma tendência positiva ou negativa.

É muito importante estabelecermos objetivos para estes indicadores e ir acompanhando periodicamente como eles estão face aos anteriores e face ao planeado. É desta evolução que poderemos tirar as nossas conclusões e decisões de gestão.





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