SER x FAZER = TER

fevereiro 14, 2019


Quando falo com os empresários que ainda não são meus clientes de coaching empresarial, muitos são aqueles que não traçaram os objetivos para a sua empresa. Têm algumas ideias no ar sobre o que querem atingir até ao final do ano, mas apenas isso… algumas ideias vagas que pensaram mas não têm qualquer registo.
Outros sabem o que querem ter. Até definiram os objectivos para o ano. Pensaram alguns minutos sobre o tema, olharam para o ano anterior e aumentar uma percentagem. Pegaram num papel e registaram o valor de faturação que desejam para este ano.
Mas como vão lá chegar? E lucro? E cashflow? Isso já ninguém pensa.
Nunca encontrei uma empresa, que me apresentasse de uma forma clara e estruturada o objetivo, que me apresentasse indicadores operacionais quantificados, modelos mensualizados que nos permitam ir percebendo se nos estamos a aproximar do objetivo e o plano de ações a implementar para lá chegar.

Na vida, aquilo que temos, aquilo que atingimos, é função daquilo que somos e daquilo que fazemos. Sempre que procuramos algo diferente temos que procurar novos conhecimentos ou novas capacidades, e temos que colocar o nosso esforço (o fazer), para conseguir que as coisas realmente aconteçam de forma diferente.
Quando temos que ultrapassar um obstáculo novo, conseguimos fazê-lo ou melhorando o nosso ser (aprendendo coisas novas), ou colocando mais esforço (fazendo mais). Mas para isso é fundamental identificarmos o que somos e o que precisamos de alterar para atingir os nossos novos desafios.

Nas empresas a lógica é semelhante. Os resultados são uma função daquilo que somos enquanto empresa (dos recursos que temos quer humanos, quer de sistemas, quer de capital) e daquilo que consiguimos tirar deles, daquilo que a empresa faz como um todo.

Para garantir os resultados previstos é fundamental que as empresas tenham esta noção porque, na maior parte dos casos, o que acontece é que, apesar de saberem o que querem, terem alguns objetivos traçados, as empresas não se preocupam no que têm que desenvolver para lá chegar, não desenham nem o ser, nem o fazer empresarial.

Mas como é que se resolve este tema?

Tratar o SER!
É muito importante perceber o que queremos atingir na nossa empresa  Adicionalmente é preciso ter uma noção muito clara do ponto de situação atual da empresa e só depois  desenhar os passos em detalhe do que precisamos alterar para o que pretendemos. Para isso há algumas perguntas que todos os empresários deveriam fazer quando estão a estruturar o plano do ano.
Ex: Temos as pessoas certas, nas funções certas, a fazer as coisas certas? Temos os sistemas necessários para conseguirem produzir o melhor possível? Temos a força de vendas preparada? Temos um marketing montado? Temos o modelo de cobranças garantido?

Tratar o FAZER!
Por outro lado, estruturar um modelo interno que permita levar os seus colaboradores a vestir a camisola e colocar o esforço no que estão a fazer como, traçar objetivos, monitorizar os resultados, dar incentivos, comemorar as vitória, garantir reuniões periódicas para assegurar o ritmo de execução.

E só assim conseguiremos o TER que procuramos pois:

SER x FAZER = TER

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