Visualização - a força daquilo em que acreditamos

dezembro 06, 2018



Há quem diga que tudo acontece 2 vezes na vida. A primeira na mente e a segunda na realidade.
Neste contexto, torna-se ainda mais importante sabermos o que queremos e visualizar o momento em que atingimos o objetivo, vivendo este momento intensamente, mesmo que, numa primeira fase, só na imaginação.

Está provado que os estímulos internos do cérebro são exatamente iguais quando imaginamos uma situação ou a vivemos na realidade. Quando visualizamos o cumprimento de um determinado objetivo estamos a fornecer ao nosso cérebro a mesma mensagem como se o objetivo estivesse mesmo a ser cumprido. Assim sendo, se tivermos uma sensação de grande emotividade relativamente à visualização da concretização deste objetivo, torna-mo-lo mais forte, torna-mo-lo realmente inegociável.

Eu, com os meus pensamentos de engenheira, prefiro acreditar que se souber o que quero, se perceber como o vou conseguir, se fizer um plano de detalhe do caminho que tenho de percorrer e me conseguir manter fiel à execução consistente do plano, então as coisas vão acontecer.

Eu sei que tenho aquilo que tolero e, por isso, se eu só tolerar a concretização dos objetivos, eu sei que vai acontecer. Posso ter que correr mais, posso ter que correr mais depressa, posso ter que correr a fazer o pino ou de costas, poxso ter que pedir ajudar a alguém, mas vai acontecer!

Claro que tenho alguns exemplos que provam que o universo também nos dá boas ajudas no caminho. O universo dá-nos claros sinais que nos ajudam a percorrer o nosso caminho de forma certeira. É importante estarmos atentos pois isso vai ajudando a melhorar o nosso plano para chegarmos ao destino de uma forma mais simples e mais rápida.
Apesar de não ignorar, de forma nenhuma, os sinais do universo, prefiro pensar que a nossa persistência, a nossa determinação e a nossa resiliência nos ajudam muito a chegar lá. É fundamental irmos medindo os resultados de todas as ações, testar e medir, para mantermos o ritmo necessário para lá chegar.

Neste mês de dezembro, estou a planear com todos os meus clientes de coaching empresarial o ano de 2019. A maioria tem uma noção do que querem que aconteça mas têm muita dificuldade em organizar o pensamento de uma forma estruturada e passar das ideias aos planos, transformá-las em números e ações concretas que os levam no caminho da realização dos objetivos.

Será que assim, só com ideias, conseguimos atingir os objetivos?

Conseguir até poderemos conseguir, mas será garantidamente mais difícil.

O trabalho que tenho feito com eles começa por criar a visão, a missão e os pontos de cultura da empresa. Começar pelas bases do futuro da empresa, um futuro aspiracional, que talvez nunca lá cheguemos, mas que serve como o nosso horizonte.

Depois de ter esta visão aspiracional, passamos para o desenho da estratégia. Perceber a médio/longo prazo onde queremos estar, que clientes queremos servir e como poderemos fazê-lo de forma diferenciada, encontrando o seu espaço no mercado (nicho, concorrência e proposta única de valor).

Seguidamente passamos para  desenhar os objetivos concretos anuais e trimestrais, torna-mo-los verdadeiramente inegociáveis e identificamos o detalhe desses objetivos (Receitas, Lucro, Cashflow).
Seguidamente identificamos, para o primeiro trimestre de 2019, as ações concretas que vão ter de ser implementadas para nos aproximar dos objetivos do ano (respondendo às questões quem, o quê e quando).

Finalmente, com o objetivo de garantir que os objetivos são cumpridos, é fundamental ter um conjunto de métricas operacionais (KPI) para acompanharmos diariamente para garantir o ritmo e envolvimento de toda a organização.

Em conclusão é muito importante, imaginar e visualizar os objetivos, mas se não quer correr riscos, na minha opinião, terá também de planear e manter uma execução consistente para garantir que faz o caminho até ao seu destino.

Se tens curiosidade sobre este processo de planeamento, podes ter mais detalhe no meu canal you tube. Fiz vários vídeos com algumas dicas de planeamento.

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