Visão, missão, pontos de cultura - definições fundamentais para uma empresa de sucesso

outubro 11, 2018



Será que a vossa empresa tem uma visão, uma missão e objetivos bem traçados? Será que todos os colaboradores conhecem a visão, a missão e os objetivos da empresa?

Posso partilhar convosco que, tendo como base as empresas com que trabalho, cerca de 90% das empresas não tem estes pontos definidos e os restantes 10% fizeram o exercício uma vez, fecharam os papeis na gaveta e nunca mais olharam para este pontos.

Para uma empresa traçar o seu caminho, deve ter um pensamento de longo prazo. Os responsáveis do negócio devem ter sempre presente o que se pretende da empresa a longo prazo, aquilo que a distingue, aquilo que tem que estar presente na empresa desde o início até ao fim dos seus dias e para isso deve estar definida uma visão e uma missão.

A Missão da empresa

A missão é o porquê da empresa existir. Aqueles pontos pelos quais a empresa quer ser reconhecida hoje, amanhã e sempre.

Como exemplo de missão, a Coca-Cola tem "Refrescar o mundo. Inspirar momentos de optimismo. Criar valor e marcar a diferença".  A missão da Google é "organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos". A Apple é "mudar o mundo através da tecnologia".

A Visão da empresa

A visão é o sonho que desenhamos para a empresa, mas definido de uma forma específico, no longo prazo. Como vamos ser no futuro? Aonde quer chegar? Quais os resultados que quer atingir? O que queremos ser?

A visão pode ser quantitativa (a minha visão é faturar xx€, vender 1M de produtos, chegar a todos os continentes, etc) ou superlativo (eu quero ser líder de mercado, quero ser o fornecedor mais reconhecido, etc).

Pontos de cultura

Os pontos de cultura da empresa estabelecem quais são os comportamentos que os funcionário devem ou não ter. Quais os principais valores da empresa que os colaboradores devem incorporar para estar alinhados com a cultura da empresa. Quais os comportamentos que são aceitáveis na empresa e quais são totalmente inaceitáveis.

Entre 9 as 12 comportamentos serão suficientes, mas devem ser sentidos e vividos diariamente na empresa. Caberá ao líder garantir que todos se mantêm alinhados com esses pontos de cultura.

Mais sobre pontos de cultura neste vídeo.

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular