Dicas para os últimos dias do ano

outubro 30, 2018


Ainda não concretizaste os objetivos deste ano? Estás a pensar o que poderás fazer para lá chegar?
Hoje tenho algumas dicas para ti.
A minha primeira dica é para procurares nos teus indicadores de performance de negócio (KPI), as ações que fizeste este ano que correram melhor. Escolhe 3 destas ações e volta a calendarizá-las para os próximos dias.
Não inventes estratégias novas neste final de ano. Não faças experiências até ao final do ano. Reforça para todos os colaboradores que os objetivos são inegociáveis, que os resultados têm mesmo de aparecer e, por isso, vale mais jogar pelo seguro. Aposta em ações que já tenham trazido bons resultados nos últimos tempos, que já tenhas a certeza de que resultam.
A segunda dica é para redobrares a tua energia. Não sei se é mais tempo, se é mais concentração ou apenas mais foco. Pensa o que te tem faltado nos últimos tempos para ainda não teres concretizado os objetivos. É fundamental fazeres este esforço até ao final do ano... já só faltam 2 meses. Decide o que queres fazer diferente e aplica essa mudança agora. Não é na próxima semana, não é amanhã, não é daqui a um bocado. É AGORA!
A terceira é para não te focares em projetos que não te tragam resultados até ao final do ano. Se ainda não cumpriste os objetivos deste ano, deixa os projetos de médio prazo para o início do próximo ano. Agora deves manter a tua atenção no dia-a-dia, para manteres o teu foco e de toda a empresa nos resultados que têm de aparecer. Foca-te na operação e no que cada um deveria estar a fazer para os resultados aparecerem.
A quarta dica devias estar a fazer desde o início do ano, mas se não estás a conseguir atingir os objetivos, talvez tenha ficado para trás. É planear cada semana, cada dia, cada hora. Nesta altura poderá parecer que todos os dias aparecem mais coisas para fazer e menos tempo para as entregar e por isso o planeamento de cada dia é cada vez mais importante. É fundamental priorizar o que é realmente importante e o que realmente faz a diferença hoje. E depois é fundamental manteres-te totalmente fiel ao plano.
A quinta é para manteres os indicadores, todos os dias, à tua frente e para lhes dedicares uns minutos por dia para acompanhares a evolução. É fundamental que os indicadores sejam o teu guia neste percurso de final de ano. Faz os ajustes que tiveres que fazer, mas garante o cumprimento dos objetivos: eles são realmente inegociáveis.
Em suma, o meu conselho é que, neste fecho de ano, se ainda não cumpriste os objetivos, é a altura de redobrar a tua dedicação e colocar toda a tua energia no curto prazo, para garantires que os objetivos são cumpridos. Deves jogar pelo seguro, aplicar as estratégias que sabes que correram bem no passado. Deves manter-te totalmente focado e deves manter as boas práticas que devias ter aplicado todo o ano, mas que provavelmente ficaram na gaveta.


You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular