Como trabalha um bom líder?

novembro 22, 2017



O que é um bom líder?

Esta questão é, obviamente, muito subjetiva e, quando pensamos no passado mais recente, rapidamente nos lembramos de icons como Steve Jobs que, embora tendo rasgos de genialidade, tendo uma visão muito própria do negócio, tendo uma preocupação quase obsessiva com os produtos que coloca no mercado e que, depois de várias tentativas, conseguiu fazer da Apple uma marca única e com um enorme valor, não se enquadra naquilo que para mim é um grande líder.

Para mim, um grande líder, é alguém capaz de manter uma empresa no caminho do sucesso muito para além da sua vida. Isto só é possível quando se consegue ter uma equipa coesa, a pensar em conjunto, a partilhar os mesmos valores e a definir conjuntamente e em consenso a estratégia. Na minha óptica os líderes tipo salvador da pátria, que garantem a disciplina através da força e da sua personalidade forte, acabam por não conseguir resultados sustentados.

O legado de um bom líder, enraiza-se nos valores e nos princípios da empresa e mantém-se. Temos, ainda hoje, marcas com mais de cem anos de história e que se mantém no topo da tabela a assegurar a sua performance, que já tiveram vários líderes, mas que mantendo os critérios estratégicos empresariais de partilha da responsabilidade, de consenso e de escolha criteriosa de evolução conseguiram manter a performance da empresa. A própria escolha de um novo diretor geral ou líder da empresa deve ser enquadrada neste critérios pois é fundamental que tenha estas características para manter a empresa no mesmo caminho do sucesso.

Os melhores líderes têm como principal preocupação embarcar no projeto as pessoas certas e ouvi-las verdadeiramente, partilhar com elas as principais decisões e analisar os factos como eles realmente são (sem mentiras nem segredos). As decisões devem ser todas tomadas à luz daquilo que são os planos estratégicos da empresa, sem embarcar em sonhos ou em projetos em que a empresa não seja a melhor.

O que é uma cultura empresarial disciplinada?

Numa cultura disciplinada as pessoas sabem o que têm para fazer, conhecem os seus objetivos e estão alinhadas com o caminho a seguir, torna-se quase desnecessário o controlo e a burocracia, pois elas têm a liberdade e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de agir em conformidade. A burocracia é, no meu ver, uma forma de compensar a falta de organização e a incompetência de algumas pessoas. Eliminando as pessoas erradas e recrutando as certas para os lugares certos, tendo um bom líder para definir o caminho e unir as pessoas, as empresas deixam de ter necessidade de ter burocracia.

A cultura de disciplina é fundamental, mas nunca baseado num sistema autoritário.

E na tua empresa, como é?



You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular