Só conseguimos controlar os nossos pensamentos AGORA....

outubro 26, 2017


Levamos a nossa vida a pensar no que vai acontecer amanhã ou no que aconteceu ontem... mas será que conseguimos fazer alguma coisa relativamente a isso?

NÃO!

O que aconteceu ontem é imutável. Não conseguimos mudá-lo. Mas conseguimos mudar a forma como hoje pensamos sobre o que já aconteceu. Temos que aprender a aceitar o passado como ele foi, sem julgamento, sem dor, sem arrependimento. Temos que aceitar que as escolhas que fizemos foram as melhores escolhas possíveis com a informação que tínhamos na altura. Podemos não ter feito as melhores escolhas para alcançar os nossos objetivos, mas nada acontece por acaso e certamente retirámos alguma lição que nos será útil no futuro.

Relativamente ao futuro vivemos em pré-ocupação, tentando sempre adivinhar todas as coisas más que podem acontecer, com a desculpa que nos estamos a preparar para o pior (mas porquê pensar no pior e não no melhor?). Na verdade estamos a sofrer por antecipação sobre uma hipótese que, na maior parte dos casos, não acontece como imaginámos.
Claro que avaliarmos o que pode acontecer, para tentar antecipar alguns planos de ação, poderá fazer sentido. Mas sofrer com isso... não, de todo!!!!

Só conseguimos trabalhar o hoje e o aqui. É sobre este que nos devemos ocupar 100% do nosso tempo. Devemos estar totalmente atentos àquilo em que estamos a pensar em cada segundo. São esses pensamentos que nos levam nos bons ou nos maus caminhos, na felicidade ou na tristeza, nas vitórias ou nas derrotas.
E as boas notícias são que consegue controlar totalmente os seus pensamentos. Com muito treino, é verdade, mas se os outros conseguem você também vai conseguir.

Existe dentro de si uma inteligência muito poderosa que reage aos seus pensamentos e às suas palavras. À medida que for aprendendo a escolher os seus pensamentos, vai-se alinhando com esse poder. A maior parte de nós deixa que a mente controle os nossos pensamento e acções, mas você pode controlar a mente, você pode controlar totalmente os seus pensamentos. Esteja também atento às suas palavras pois elas condicionam, e muito, aquilo que lhe acontece e os pensamentos que enraiza sobre si e sobre o mundo.

Quando a mente começar a tomar conta dos seus pensamentos novamente, e começar a sentir "é tão difícil mudar...". Está na hora de assumir novamente o controlo dos pensamentos e dizer "Eu escolho acreditar que é fácil, para mim, fazer mudanças!". Para que as coisas entrem verdadeiramente no seu controlo, esta conversa terá que ser mantida de forma repetida, ao longo de algum tempo. Só assim você e a mente se convencerão de quem manda.


You Might Also Like

1 comentários

  1. Gostei dessa dicotomia entre o eu e a "mente", quase uma espécie de "evil twin" ou "alter ego" que nos quer levar por maus caminhos.

    ResponderEliminar

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular