5 hábitos matinais que mudam a tua vida...

novembro 14, 2017


...ou pelo menos mudaram a minha!

Estamos sempre a pensar que não temos tempo para nada, que andamos sempre a correr a fazer tudo e ao mesmo tempo a não fazer nada. Mas será que já paraste alguma vez para ver como ocupas o teu tempo?

Eu fiz o exercício e quando alguém me disse que os nossos minutos de ouro, aqueles em que estamos numa frequência em que recolhemos toda a energia que nos rodeia, eram os primeiros e os últimos minutos do dia, prestei especial atenção ao que fazia nessas alturas.

Mudei radicalmente os meus hábitos nesses horários e efetivamente isso fez toda a diferença na minha vida. Hoje, com o objetivo de alargar o teu leque de opções, gostaria de partilhar contigo os 5 novos hábitos que eu adotei nas minhas manhãs e que te convido a experimentar. Vê o que acontece e depois decide se são boas opções ou não.
A ordem não tem que ser exatamente esta (eu pessoalmente não utilizo esta ordem por uma questão de conveniência familiar).

1 - Quando ouvires o despertador a tocar... levanta-te!

A preguiça é um dos sete pecados mortais. Quando acordamos e deixamos que ela tome conta de nós estamos a dar uma instrução errada ao nosso corpo. Quando acordamos queremos sentir-nos enérgicos e determinados. A melhor forma que o consegui fazer é "saltar" da cama assim que oiço o despertador.

2 - "Obriga-te" que o teu primeiro pensamento do dia seja quão maravilhoso vai ser o dia.

O primeiro comando que dás a ti próprio quando acordas é fundamental para prognosticar como vai correr o teu dia. Pensamentos como "que chatice!!! Lá vem mais um dia de trabalho!!!" que efeitos achas que vão ter no teu dia?
Pensa quantas coisas maravilhosas estão lá fora à espera para te acontecer, como tu és um ser maravilhoso capaz de ultrapassar todos os desafios, como o dia vai ser cheio de alegrias.... enfim, pensamentos potenciadores, que passem boas mensagens para dentro!

3 - Pratica pelo menos 10 minutos de meditação por dia

Para quem é fã desta prática, conseguir mantê-la no dia a dia é maravilhoso. Faz-nos centrar no aqui e agora. Permite-nos conectar com o nosso eu interior.
Se ainda não és fã, aconselho vivamente que experimentes. Obviamente que não tem resultados de um dia para o outro, mas a sua prática repetida, de forma consistente, está cientificamente provado que traz grandes benefícios.

4 - Um bom pequeno almoço, em família, recheado de amor e tranquilidade

Pequeno almoço em tranquilidade? Como é que é possível se todos estamos cheios de pressa para ir para o trabalho e para a escola e para....?
Eu percebo este drama das famílias pois ainda o vivo (mas cada vez menos). Experimentem guardar na vossa agenda um período de tempo tranquilo para manter esta prática e vão ver a diferença de comportamento de todos.
Na prática anterior, da meditação, cada um estabelece a conexão interior. Com a prática de um pequeno almoço em presença plena, estabelecemos a conexão com aqueles que mais amamos. Há coisa melhor do que começar o dia com as conexões mais importantes para nós, todas fortalecidas?

5 - Faz a tua lista de tarefas e dá-lhes prioridades

Depois das conexões todas estabelecidas, chegou a hora de perceber o que há para fazer no dia. Para isso deveremos estabelecer a lista das coisas que queremos fazer e priorizá-las conforme o seu grau de importância.
Depois de estabelecer quais as mais importantes devemos organizá-las ao longo do dia.

ATENÇÃO: Na minha lista, em nenhum destes pontos vês: vê o facebook, lê os emails, vê as mensagens do telemóvel ou de qualquer rede social, vê as notícias, etc
É muito importante que os 5 novos hábitos sejam efetuados antes de permitires que fatores externos influenciem as tuas prioridades ou os teus pensamentos.
Durante o resto do dia irás ter oportunidade de estabelecer estas ligações... mas nos primeiros minutos do dia foca-te no que é mais importante para ti e naquilo que te traz mais para junto das tuas intenções.

Nesta altura acredito que já estás a dizer: " Mas eu não tenho tempo para fazer isto tudo de manhã... eu ando a correr, todos os dias, e mesmo assim chego sempre tarde...".

A primeira coisa que precisas é de pensar diferente. Se pensares que queres muito experimentar estes novos hábitos, então vais encontrar o tempo necessário.
A segunda coisa que poderá ser óbvia de dizer, mas não tão óbvia de fazer é: acorda mais cedo!!! E assim tudo se tornará possível.

Eu adotei estes novos hábitos e sinto-me muito bem!!!

Boa sorte!!!

Fico à espera que partilhes comigo os resultados... 

You Might Also Like

0 comentários

O medo

Um dos meus filhos tem medo de cães. Este fim de semana, aceitou o desafio de ir dormir a casa de um amigo que tem uma cadela, cachorri...

Most Popular